sábado, 30 de julho de 2011

Desertos da vida


Na vida passamos por muitas fases, e algumas delas chamamos de desertos existenciais.
São momentos em que nos sentimos áridos, desprovidos de fé.
Foi no deserto que o povo de Deus sofreu, mas também foi nele que o povo aprendeu a amá-lo!

Assim como Moisés não estava sozinho quando caminhava com o povo no deserto, pois “o Senhor se entretinha com ele face a face, como um homem fala com seu amigo” (Ex 33,11), mostrando o caminho e apoiando-o quando o povo não acreditava mais nas suas palavras, sabemos que Deus caminha conosco em todas as situações e principalmente nos momentos mais difíceis.

Ao chorarmos a dor de um amor destruído, ao sentirmos a rejeição e o abandono dos amigos e familiares, ao sofrermos as perdas inesperadas  e o luto que nos arranca um pedaço da alma, vivenciamos crises existenciais profundas, que parecem não ter fim, e passamos pelos “desertos da vida”, nos quais sofremos muito.
Contudo, não podemos cair no desespero e sim devemos aproveitar estes momentos para nosso crescimento espiritual.

Deus não permite que sejamos provados além das nossas forças e o sofrimento vem para nos ensinar a sermos perseverantes, e bem disse o apostolo Paulo aos Romanos:
“a tribulação produz perseverança”. (Rm 5,3)

É preciso permitir que Deus conduza nossa vida, pois somente pela fé podemos enfrentar as adversidades e os momentos de deserto.
O Senhor deseja renovar nossas forças e quer ajudar-nos a vencer os momentos de crise, fazendo com que da terra árida da nossa existência brotem rios de água viva!

“Aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para frente sem se fatigar.”  
(Is 40,39)

Nenhum comentário:

Postar um comentário